Apesar de, no verão, estarmos mais tempo fora de casa, a verdade é que nem por isso as despesas diminuem. Entre atividades para os miúdos, uma ou outra saída ou as compras no supermercado, pode acontecer que, no final do mês, as contas fiquem difíceis de equilibrar. Para lhe dar uma ajuda, mostramos-lhe algumas dicas de como poupar nas faturas no verão:
Neste artigo
- Poupar no supermercado: Contas feitas à alimentação
- Factura da eletricidade? Tire partido dos eletrodomésticos
- Sair menos de casa? Invista em atividades no exterior
- Evite o desperdício: Como poupar com a água da piscina
- Cuidado com as compras impulsivas
Poupar no supermercado: Contas feitas à alimentação
É claro que nunca iremos sugerir que poupe na alimentação, e que deixe de comer o que gosta. Mas existem formas de conseguir reduzir a fatura do supermercado.
Por exemplo, faça uma lista de compras e mantenha-se fiel ao que está escrito. Para melhores resultados, prepare a lista de refeições semanais antes de fazer esta lista - não só poupará, como vai evitar desperdícios.
Procure comer em casa sempre que possível, já que isso pode representar uma poupança significativa ao final do mês. Por fim, se está a planear um dia na praia ou outra atividade no exterior, pode sempre preparar um piquenique ligeiro, em vez de comer num restaurante, já que isso lhe vai permitir poupar nas faturas no verão.
Já pensou em criar um cantinho de aromáticas na sua casa? Manjericão, coentro, salsa... são ervas imprescindíveis para o nosso dia a dia. Com um baixo investimento e pouco espaço, poderá poupar na factura do supermercado.
Factura da eletricidade? Tire partido dos eletrodomésticos
Uma boa forma de poupar e ao mesmo tempo prolongar a vida útil dos eletrodomésticos é usando ao máximo as suas funcionalidades.
Por exemplo, procure arrumar as coisas no frigorífico da forma aconselhada e manter a sua temperatura ideal no congelador. Dessa forma, o aparelho não terá de trabalhar tanto para fazer a sua função.
Outro truque a ter em conta é o de cozinhar em lume baixo a médio, já que, após a panela ou frigideira estar quente, o lume alto apenas representa um desperdício.
Podem parecer coisas pequenas, mas a verdade é que tudo combinado acaba por fazer a diferença.
Sair menos de casa? Invista em atividades no exterior
Sabe bem sair de casa para fazer diversas atividades, mas pode já não saber tão bem os gastos que isso representa. O segredo está no equilíbrio. Claro que pode (e deve) fazer coisas que envolvam alguns custos, como uma ida ao parque aquático com os seus filhos. Mas procure planear também atividades gratuitas, como idas à praia ou ao rio, visitas a parques, acampar ou até mesmo atividades em sua casa. Dessa forma, consegue ter um maior controlo das suas finanças sem ter de perder momentos divertidos com a sua família.
Evite o desperdício: Como poupar com a água da piscina
Uma piscina, quer seja construída ou desmontável, pode representar um bom gasto durante o verão. Assim, procure ter algumas precauções com a manutenção da sua piscina para controlar o orçamento.
Por exemplo, a evaporação da água pode levar a que tenha de encher a piscina mais vezes. Mas há formas de diminuir a evaporação, como o uso de algumas coberturas próprias para piscinas.
Evite tudo o que possa representar um desperdício da água da sua piscina e mantenha-a sempre em ordem em termos de cloro e pH. Uma água bem tratada dura muito e evita que tenha que reencher a piscina.
Cuidado com as compras impulsivas
Verão também é época de saldos, o que pode levar a compras por impulso que podem destabilizar a sua carteira. É claro que os saldos são uma boa oportunidade para poupar nalguns itens, mas, antes de os comprar, convém pensar se realmente precisa deles. Na maioria das vezes, estará a comprar por impulso e a tentar dar um hipotético uso a algo de que não precisa mesmo, e acabará com mais uma coisa em casa que não serve para nada. Já agora, no caso de a resposta ser positiva e realmente precisar daquele item, procure comparar preços antes de tomar uma decisão final de compra, algo que lhe vai permitir poupar nas faturas no verão.
Pode interessar: Saldos de verão: 5 conselhos para encontrar os móveis perfeitos para a sua casa