Com a aproximação do final do ano e das festas a este associadas, como o Natal, é natural que o trabalho tenha tendência a ficar um pouco atrasado em relação ao planeado. Se a isto juntarmos a pandemia de COVID-19 que vivemos atualmente, é natural que o cumprimento dos prazos e dos horários seja ainda mais difícil. Para que a sua empresa mantenha o ritmo, damos-lhe aqui algumas ideias:
Neste artigo
- Esteja atento ao calendário
- Reveja os projetos que tem de entregar até ao fim do ano
- Alinhe as expectativas com os prazos
- Contacte os clientes por telefone
- Privilegie métodos de pagamento à distância
- Organize as tarefas de final de ano
- A nossa sugestão:
Esteja atento ao calendário
O tempo passa mais rápido do que o que pensamos, e antes
que dê conta, já o Natal está à porta e com ele uma paragem de alguns dias. Por
isso, mantenha-se atento ao calendário e organize os seus dias e os dias de
trabalho dos seus funcionários em função do que tem de ser feito ainda.
Reveja os projetos que tem de entregar até ao fim do ano
Para que consiga manter o ritmo de trabalho e a qualidade
do serviço, é importante dar prioridade aos prazos que acordou com os clientes.
Por isso, veja quais são os trabalhos que deve ter prontos até ao final do ano
e dê prioridade a estes, para que a experiência do cliente seja positiva.
Quando estes trabalhos mais urgentes estiverem terminados, pode passar aos
seguintes, sempre por ordem de prazos.
Alinhe as expectativas com os prazos
Sempre que possível, os prazos devem ser cumpridos, mas
estes devem ser também realistas. Por isso, em todas as obras e trabalhos que
vai começar este fim do ano, deve ter presente a situação que vivemos e as
festas, de modo a dar prazos realistas aos seus clientes e assim deixar que o
seu trabalho flua melhor. Expectativas realistas e claramente explicadas aos
clientes evitam que tenha de andar a fazer horas extra para cumprir um prazo irrealista.
Contacte os clientes por telefone
No contexto em que vivemos, as visitas aos clientes devem
ser evitadas, quando possível. Privilegie o contacto telefónico ou por e-mail
como forma de contacto com eventuais interessados nos seus serviços e como meio
de contacto com clientes que já tem. Se não puder evitar a visita, toem as
medidas de precaução necessárias.
Privilegie métodos de pagamento à distância
Os pagamentos dos serviços podem ser uma fonte de dores de
cabeça, seja qual for a altura do ano, mas nesta época tornam-se ainda mais
prementes, já que o fim do ano e o Natal se aproximam. Devido à pandemia, o
melhor é usar métodos de pagamento que não envolvem contacto, como
transferências bancárias. Assim, conseguirá evitar visitas desnecessárias a
clientes e conseguirá mais tempo para trabalhar nos projetos que tem de acabar.
Organize as tarefas de final de ano
O final do ano é rico em tarefas de contabilidade para os
negócios, que devem reunir alguma documentação necessária para o cumprimento
das suas obrigações legais. Para poupar tempo, reúna tudo aquilo de que vai
precisar e organize-o numa pasta. Assim, apenas terá de entregar a pasta à sua
contabilista e voltar ao cumprimento dos seus prazos. Se necessário, retire uma
manhã de um dia de trabalho para fazer esta tarefa – ao concentrar-se de uma
vez no que tem em mãos despacha o assunto mais rapidamente e acaba por perder
menos tempo.
A
nossa sugestão:
O segredo para um final de ano bem-sucedido é manter o ritmo
de trabalho. Dezembro tem muitos feriados que podem (e devem!) ser gozados. Mas
nos restantes dias, o ritmo de trabalho terá de se manter igual, para garantir
que os projetos se continuem a desenrolar como de costume e para cumprir os
prazos acordados, quer sejam até ao final do ano quer sejam para o próximo ano.