A prática de exercício físico é muito importante, mas nem sempre temos o tempo ou a vontade de nos dirigirmos a um ginásio sempre que nos queremos exercitar. Com o advento da Internet, já é possível ter acesso a treinos sem sair de casa, mas mesmo assim precisamos de um pequeno espaço onde podemos fazer exercício e queimar aquelas calorias a mais. Veja as nossas dicas para fazer um ginásio em casa:
Neste artigo
- #1 Vantagens de um ginásio em casa
- #2 O mobiliário ideal
- #3 Atenção ao pavimento
- #4 Os equipamentos que não podem faltar
- #5 Outros aspetos importantes
#1 Vantagens de um ginásio em casa
Ter um ginásio em casa traz-lhe diversas vantagens. Deixamos-lhe aqui algumas:
- Poderá fazer exercício sem ter de sair de casa. Isso significa que já não terá desculpa para faltar tantas vezes ao ginásio naqueles dias mais frios de inverno. A qualquer altura, pode dirigir-se ao seu ginásio em casa e começar a fazer exercício.
- Conseguirá poupar dinheiro. Uma mensalidade no ginásio pode sair bastante cara, quando feitas as contas. Um ginásio em casa é um grande investimento, mas que irá compensar rapidamente, uma vez que estará a fazer exercício sem ter de estar a pagar para frequentar um ginásio.
- Sem distrações. No seu ginásio caseiro não irá perder tempo com distrações e eventuais atrasos, pelo que conseguirá fazer exercício de forma mais eficiente, e poderá mover-se entre os equipamentos ao seu próprio ritmo.
- Personalização. No seu ginásio em casa terá acesso aos seus métodos de treino e equipamentos preferidos, o que ajudará a tornar o exercício ainda mais divertido para si.
- Menos germes. Os equipamentos de um ginásio são utilizados por muita gente e podem não ser limpos de forma regular. Em casa, não terá esse problema, uma vez que tem controlo total sobre quem usa os equipamentos e sabe quando eles foram limpos.
#2 O mobiliário ideal
O tipo de mobília a ser utilizada irá depender do espaço que tem disponível para o seu ginásio em casa. Mesmo o espaço mais pequeno deverá contar com algumas prateleiras e estantes, de modo a que possa arrumar alguns dos equipamentos. Uma boa solução para todos os espaços passa por criar móveis ä medida, adaptados para a função de arrumação de equipamento. Assim, aproveita ao máximo o espaço que tem e mantém tudo organizado e pronto para ser utilizado quando precisar.
#3 Atenção ao pavimento
O piso do seu ginásio pessoal é algo ao qual deverá prestar bastante atenção, já que este deve ser resistente e duradouro. Isto é especialmente relevante no caso de fazer levantamento de pesos ou usar outro tipo de equipamentos mais pesados, já que estes podem danificar o chão da sua casa. Se acha que existe uma grande probabilidade de isso acontecer, o melhor é investir num piso próprio, que amorteça os impactos e se mantenha em perfeitas condições durante muito tempo.
#4 Os equipamentos que não podem faltar
O equipamento a ser utilizado irá variar muito consoante os seus objetivos e gostos pessoais. No entanto, se está à procura de uma lista básica de equipamentos que satisfaçam as necessidades da maioria das pessoas, tome nota: irá precisar de um colchão, pesos e/ou alguns kettlebells, uma corda de saltar, e alguns elásticos para aumentar a resistência dos movimentos. Caso queira investir em equipamentos próprios, tente escolher um que lhe permita trabalhar o máximo de grupos de músculos possíveis num só equipamento, especialmente se tiver pouco espaço.
#5 Outros aspetos importantes
Tenha em atenção que, para criar o espaço perfeito para si e que se adeque às suas necessidades, poderá ter de apostar em outros elementos. Por exemplo, se gosta de se exercitar e ver um vídeo ao mesmo tempo, ou se usa vídeos para fazer exercício, a colocação de uma televisão num local visível pode ser de extrema importância para que possa treinar confortavelmente. Poderá também colocar espelhos numa das paredes do ginásio, para que possa observar a sua postura, e até uma barra, para se apoiar no caso de perder o equilíbrio. Use a imaginação e crie o seu ginásio perfeito em casa!
Gostou das nossas dicas? Que outras coisas não podem faltar num ginásio em casa? Dê-nos a sua opinião nos comentários!