Com o tempo frio, temos a necessidade de manter a nossa casa aquecida, de modo a que a temperatura interior seja confortável e nos permita manter as nossas rotinas sem grandes disrupções. Uma das soluções de aquecimento mais usadas são as caldeiras, que se mantêm populares no nosso país pela sua eficiência. Mas, se não sabe como pode escolher a melhor caldeira para a sua casa, deixamos-lhe algumas coisas que deve ter em conta.
Neste artigo
- Considere o isolamento da sua casa
- Calcule o consumo energético
- Faça uma auditoria energética
- Pense no que necessita e no conforto térmico que quer obter
- Faça uma comparação dos diferentes tipos de caldeira
Considere o isolamento da sua casa
De modo a poder escolher a melhor caldeira, deverá considerar primeiro as condições existentes. Assim, verifique o tipo de isolamento da sua casa e o seu estado, porque, mesmo que escolha a opção mais eficiente do mercado, se o isolamento não estiver em condições, não conseguirá aquecer a casa. Se for necessário, resolva primeiro eventuais problemas de isolamento, antes de avançar para a dica seguinte.
Calcule o consumo energético
Para escolher uma caldeira, deverá saber a média de consumo energético usado para o aquecimento e produção de águas quentes sanitárias. Sabendo este valor, conseguirá avaliar qual será a melhor potência para a sua futura caldeira, o que se vai traduzir numa maior poupança de uso. Afinal, uma caldeira demasiado potente para as suas necessidades só irá impactar de forma negativa a fatura.
Faça uma auditoria energética
Nem toda a gente segue este conselho, mas este é um investimento que lhe permitirá saber qual é a melhor opção de aquecimento para a sua casa em termos de rentabilidade. Um profissional qualificado saberá ver quais são os pontos fracos e fortes da sua casa e conseguirá ajudá-lo a escolher a melhor caldeira. Tenha em conta que este serviço deve ser pago à parte, com uma casa de 150 m2 a representar um custo de entre 500 a 700€.
Pense no que necessita e no conforto térmico que quer obter
A melhor escolha para a sua casa dependerá sempre das suas necessidades específicas e no nível de conforto térmico que pretende atingir. Assim, pense nas necessidades de água quente sanitária e de aquecimento em função das pessoas que vivem na casa, o uso dado ao lar (habitação permanente ou apenas casa de férias) e eventuais projetos de ampliação ou obras que tenha planeadas para o futuro.
Faça uma comparação dos diferentes tipos de caldeira
O último passa no processo de escolha de uma caldeira é escolher qual é o melhor tipo para a sua casa: a gás, gasóleo, biomassa ou híbridas. Dependendo das suas necessidades e do espaço disponível para a instalação da caldeira, um tipo será melhor do que o outro para a sua casa. Através do processo que lhe descrevemos, ser-lhe-á mais fácil decidir qual caldeira escolher, pelo que não terá problemas quanto a este ponto.