As casas inteligentes são cada vez mais uma tendência, usando-se a tecnologia para uma vida familiar mais confortável e integrada. Mas sabia que algumas destas soluções o podem ajudar a poupar dinheiro e representar uma boa poupança anual? Neste artigo, mostramos-lhe como pode poupar recorrendo à domótica. Não o perca!
Neste artigo
- Que tipo de dispositivos costumam ser usados numa casa inteligente?
- Quanto é que poderá poupar com uma casa inteligente?
- Como pode poupar com a domótica?
Que tipo de dispositivos costumam ser usados numa casa inteligente?
Para começar, é bom ressaltar que este tipo de dispositivos tem a função de automatizar os sistemas presentes em sua casa, entre eletrodomésticos, temperatura, estores, interruptores e sistemas de segurança, tudo graças à ligação à internet. Desse modo, poderá poupar no consumo de eletricidade e obter apoio nas suas tarefas diárias.
São diversos os dispositivos usados numa casa inteligente. Por exemplo, os assistentes inteligentes são muito comuns, usando comandos de voz para executar tarefas em sua casa, como apagar luzes e eletrodomésticos, abrir e fechar estores ou aumentar/diminuir a temperatura. Podem também ser usadas câmaras de segurança, que nos alertam para a presença de pessoas no exterior da casa com sensores de movimento, luzes LED que se acendem a partir do telemóvel, ou tomadas inteligentes, que nos podem ajudar a medir o consumo de energia e ser programadas para ligar ou desligar equipamentos.
Quanto é que poderá poupar com uma casa inteligente?
Uma casa inteligente poderá ajudá-lo a reduzir o seu consumo de energia em 30-40% por ano, já que lhe permite realizar ações que uma pessoa tende a esquecer, como desligar as luzes ao sairmos de uma divisão. Assim, a redução do consumo, em termos da iluminação, é de cerca de 9%. Em termos de climatização, o consumo pode ser reduzido em até 30%, graças à regulação destes sistemas, adaptando-os à hora do dia, à zona da casa, e à deteção de janelas abertas ou fechadas. Por fim, em termos de uso da água, poderá ter poupanças de 10€, controlando os sistemas de irrigação, eventuais fugas de água, e instalando torneiras inteligentes.
Como pode poupar com a domótica?
São muitas as formas de incorporar dispositivos inteligentes na sua casa para obter uma poupança, e um especialista no assunto poderá certamente ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para a sua casa. É claro que tudo tem que começar consigo, tomando consciência dos seus hábitos e ações que podem afetar a sua poupança e o ambiente. Dessa forma, consegue maximizar a sua poupança.
Algumas das formas mais comuns de poupar em sua casa graças aos sistemas inteligentes são:
-
Na iluminação - a principal vantagem de automatizar a sua iluminação em casa é permitir-lhe controlar remotamente diversas tarefas, com o sistema a poder aprender a alterar a iluminação da sua casa consoante seja dia e noite, ou segundo o horário que programar.
-
Nos eletrodomésticos - são muitos os exemplos da aplicação destes dispositivos em sua casa, entre fornos que se ajustam ao que vai preparar, dispositivos que nos dizem quando temos pouca comida no frigorífico, ou máquinas de lavar roupa ou louça que se programam sozinhas para funcionar quando as tarifas de eletricidade são mais baixas.
-
Na climatização - os seus sistemas de climatização podem ser controlados remotamente ou programados para ligar a uma certa hora ou temperatura, permitindo-lhe poupar energia. Assim, terá uma casa quente, sem ter necessidade de gastar tanto.