Estamos a viver tempos excecionais. A propagação do novo coronavírus está a registar números nunca antes pensados e já se espalhou um pouco por todo o mundo. Em particular na realidade de Portugal, estamos a viver um período conturbado, com escolas e muitos serviços fechados, hospitais lotados e com grande parte da população em casa, em regime de teletrabalho.
Ora, apesar do contexto, o País não pode parar a 100% e por vezes nem sempre é fácil manter a produtividade quando estamos em casa - ficamos mais sujeitos a estímulos diferentes dos do escritório e muitas vezes caímos no erro de ir realizando tarefas domésticas que podem atrasar o nosso trabalho. Neste artigo vamos dar-lhe cinco dicas de como ser mais produtivo a trabalhar em casa.
Neste artigo
- 1. Estabeleça um horário específico
- 2. Cumpra as pausas
- 3. Tenha uma área só para escritório
- 4. Arranje-se como se fosse sair
- 5. Não prescinda do networking
1. Estabeleça um horário específico
Este primeiro ponto é muito importante e uma das chaves para garantir que o trabalho a partir de casa não sofre grandes deslizes: estabeleça uma rotina e um horário diário e cumpra-o! Não é por estar em casa que pode ficar a dormir até às 11h30...caso contrário vai sentir-se perdido e desorganizado. Faça o horário mais realista e adequado à sua realidade, considerando o número de horas que geralmente necessita para cumprir com as suas tarefas. E cumpra-o!
2. Cumpra as pausas
Sim, as pausas também são muito importantes! Afinal, não somos máquinas e precisamos de parar um pouquinho de vez em quando para depois conseguirmos concentrar novamente. Nesta situação específica que vivemos, em que sair de casa é desaconselhado, sugerimos que faça as suas pausas uns minutos na varanda ou terraço (caso tenha) a apanhar um pouco de sol, a fazer uma refeição ou snack apetitoso ou então simplesmente a caminhar pela casa ou a brincar com os seus pequenos ou animal de estimação. Permita-se a fazer pausas de aproximadamente 15 minutos e verá que quando retomar o trabalho, vai sentir-se bem mais fresco.
3. Tenha uma área só para escritório
Um dos erros mais comuns quando se fala de teletrabalho é o facto de não existir um local específico para o fazer. Não queremos com isto dizer que não possa executar algumas tarefas na sala ou até mesmo na cozinha! O que queremos dizer é que deve ter o seu escritório montado num local específico, com tudo o que precisa para as suas rotinas e tarefas profissionais diárias, e este espaço deve ser independente das zonas de lazer.
4. Arranje-se como se fosse sair
Acredite que faz toda a diferença: não fique de pijama em casa! Acorde, tome o seu banho e vista-se, como se fosse para o trabalho. Isto vai dizer à sua mente que é dia de trabalho e vai imediatamente estar mais predisposto a realizar tarefas a nível profissional.
5. Não prescinda do networking
Finalmente, uma dica que não só o ajuda a tornar-se mais produtivo como impede também que fique isolado do mundo: não prescinda do networking com os colegas de trabalho! Pode não ser possível estarem juntos fisicamente, mas pode sempre criar um grupo no facebook, whatsapp ou outro onde possam discutir temas diários do trabalho e até mesmo descontrair um pouco.