Mobilar uma casa pode-se revelar uma tarefa algo dispendiosa, até porque são muitas as peças necessárias tanto para serem usadas no dia-a-dia, como para manter a casa arrumada. Felizmente, pode sempre cortar um pouco nos custos com algumas soluções criativas, sem que, para isso, tenha que poupar na beleza das peças que tem em casa. Deixamos-lhe algumas sugestões!
Neste artigo
- Reutilize materiais para construir os seus móveis
- Seja criativo nas suas soluções
- Uma nova vida a peças históricas
- Uma segunda oportunidade para móveis antigos
- Design personalizado e moderno
- Sofás como novos
Reutilize materiais para construir os seus móveis
A reutilização de materiais está na moda, por ser uma opção sustentável, e porque lhe permite criar mobília única, que fica bem com qualquer tipo de estilo decorativo. Reutilizando coisas como tábuas de madeira ou paletes, consegue fazer uns móveis de estilo, que podem ser usados tanto no exterior como no interior de casa. Certifique-se sempre de que lixa bem o móvel e lhe coloca uma camada protetora de verniz ou tinta, para que dure mais tempo.
Seja criativo nas suas soluções
A criatividade vai ser sua amiga quando se tratar de decorar e mobilar a sua casa, porque lhe vai permitir encontrar soluções criativas e de baixo custo. Por exemplo, em vez de colocar portas num armário, porque não apostar em cortinas? São baratas e estão disponíveis em todo o tipo de materiais e cores, adequando-se de forma perfeita a todo o tipo de esquema decorativo que tenha na divisão ena casa. Também pode fazer móveis em gesso cartonado, por um baixo custo, e que ficam muito bem.
Uma nova vida a peças históricas
Não há nada como dar uma nova vida a uma peça histórica e antiga, que tinha inicialmente outro uso que não o de mobília. Dessa forma, fica com um pequeno pedaço de história em sua casa, criando assim um espaço ainda mais interessante e personalizado. E se a peça for de valor sentimental, ainda melhor! Por entre mesas, cadeiras ou até bancada para os lavatórios da casa de banho, as opções são imensas.
Uma segunda oportunidade para móveis antigos
Podemos encontrar diversos móveis antigos, em segunda mão, por um preço bastante atraente. Muitos deles mantêm ainda uma estrutura e base robustas, precisando apenas de um pequeno trabalho de recuperação para ficarem como novos. Repare partes estragadas, lixe tudo muito bem e envernize ou pinte o seu móvel - verá que ninguém vai notar que se trata de uma peça antiga e em segunda mão.
Design personalizado e moderno
É possível criar mesas e secretárias com todo o tipo de materiais. Uma opção popular e com um desenho bastante moderno consiste em reutilizar cavaletes, usando-os como pernas para uma mesa. Depois, faça-lhe um tampo à medida, de preferência suando também materiais reutilizados, para obter um conjunto de mobiliário de baixo custo, mas com um aspeto muito moderno e intemporal.
Sofás como novos
Os sofás são um dos investimentos mais caros no que toca a mobilar uma casa, mas são também elementos indispensáveis numa sala de estar. A solução pode passar por arranjar uns sofás em segunda mão e estofá-los de novo. Não só estará a reutilizar materiais, como conseguirá uns sofás praticamente novos por um custo bastante apelativo. Além disso, tem o bónus de escolher o tecido que melhor se enquadra ao espaço, das propostas mais convencionais às mais radicais.