Escolher as melhores cores para decorar a sua casa é uma parte fundamental do processo decorativo, permitindo-lhe criar ambientes mais harmoniosos e ao seu gosto. Mas será que sabe o que deve ter em conta ao escolher as cores da decoração da sua casa? Deixamos-lhe algumas coisas em que pensar.
Neste artigo
- Porquê o uso de cor na decoração?
- Existem regras a seguir quanto ao uso da cor?
- O uso da cor no nosso humor
- A iluminação e as cores
Porquê o uso de cor na decoração?
Se gosta de paredes neutras, vá em frente, até porque, dessa forma, consegue criar um espaço intemporal e uma decoração elegante. Mas e se lhe dissermos que consegue obter o mesmo efeito, mas usando cor, o que lhe permite adicionar um toque de personalidade à sua casa? Peças de mobiliário e elementos decorativos são uma forma física de habitar a sua casa, mas é a cor que lhe vai trazer alma e dimensão. Assim, se procura uma decoração ainda mais cativante, o uso de cor é um must.
Existem regras a seguir quanto ao uso da cor?
Longe vão os tempos em que se achava que se devia sempre usar apenas pequenos apontamentos de cor, apostando em cores neutras para serem usadas na maioria do espaço. Hoje, não existem regras no que toca ao uso da cor na decoração, até porque tudo vai depender dos gostos de cada um. Afinal, a cor é algo de subjetivo. Isso não significa que tem de usar todas as cores possíveis no mesmo ambiente, mas sim que não há limites quanto às tonalidades que pode escolher, procurando manter uma certa harmonia entre todos os elementos para um efeito ainda mais convidativo.
O uso da cor no nosso humor
A cor influencia o nosso estado de espírito, e é por isso que convém pensarmos no uso que queremos dar a cada divisão antes de decidirmos as cores que vamos usar. Por exemplo, um quarto é um espaço de descanso e relaxamento, e, por isso, a escolha de cores mais suaves, como o azul ou o verde, ajudam a conseguir essa sensação. Por sua vez, locais como a sala ou a cozinha são mais de convívio, e por isso podem-se usar cores mais quentes, como o vermelho, para transmitir mais vitalidade ao local. No entanto, isto não é uma regra (até porque já vimos que não á regras no que toca à escolha da cor). Afinal, pode usar um amarelo ou vermelho no quarto e, mesmo assim, conseguir um ambiente calmo (especialmente se usar tons pastel).
A iluminação e as cores
Uma parte importante de destacar as cores que escolhemos para a nossa decoração é a iluminação. Assim, pense nas cores em conjugação com este elemento, para resultados ainda mais surpreendentes. Por exemplo, uma cor mais vibrante pode ser ainda mais destacada se estiver perto de uma janela, mantendo-se o mesmo efeito se a iluminação artificial incidir naquele local durante a noite. Assim, para destacar ainda mais a cor e ter um efeito ainda mais incrível em sua casa, não descure a iluminação de cada espaço.