Não há nada pior que chegar a casa e sentir-se desconfortável. Todos temos a necessidade de ter um lugar a que chamamos de lar e que nos faça sentir seguros e confortáveis. Claro que, o que cada um considera lar pode mudar. Enquanto para uns o lar é uma casa num ambiente rural para outros é um apartamento no meio da cidade. Mas gostos não se discutem. Voltemos à essência do tema: há erros decorativos que podem tornar a sua casa incómoda, veja como os evitar.
Muitas coisas mal distribuídas
Em geral, as pessoas têm tendência a acumular certas coisas. De forma consciente ou inconsciente abarrotamos as nossas casas de móveis e objectos de necessidade duvidosa. A longo prazo isso gera um certo incômodo e afeta a livre circulação pela casa, tal como o seu ruído visual. Claro que não é preciso ir-se ao extremo da decoração minimalista mas não é ideal acumular as estantes de coisas, o sofá de almofadas, a sala de móveis auxiliares ou o quarto de objectos de decoração. Recorde a famosa frase: "menos é mais" e poupe espaço que lhe proporcionará uma maior comodidade.
Uma cozinha onde se sente enclausurado
Desde que a gastronomia tem estado tão na moda que a cozinha se converteu no centro social de muitos lares. É óbvio que nem todo o mundo tem uma cozinha grande. Mas na medida do possível deve tentar que não se sinta apertado nela. Optimize o espaço. Procure soluções de arrumação criativas e deixe um canto para pôr uma mesa com duas cadeiras ou uma bancada com dois bancos. E se está a pensar fazer obras pense numa cozinha aberta para a sala.
Priorizar o design à comodidade
Ter móveis e objectos de design é o ideal para ter uma casa bonita, no entanto, estes têm de serem cômodos. É um princípio fundamental se não quer amaldiçoar o dia em que comprou aquele sofá super moderno ou aquelas cadeiras extremamente caras para o resto da vida. Muitas vezes, a simplicidade e o equilíbrio são a melhor opção.
Falta de luz natural
Parece um mantra do habitissimo mas ter luz natural em casa e que seja abundante em todas as divisões é possível e muito importante. Não só porque influencia na decoração como também é saudável. A luz alarga os espaços, torna-os mais limpos e dá mais energia e vitalidade à casa. Se a sua casa não tem muita luz natural tente fazer alguma remodelação, como por exemplo, tirar uns muros ou paredes - isso torna a sua casa mais acolhedora e confortável. Outras opções mais simples são: optar por pintar as paredes e móveis de branco, jogar com os espelhos para reflectir a luz ou compensar com luz artificial.
Pisos muito frios
Entre começar a esfriar e ligarmos o aquecimento na nossa casa há um período de tempo em que o facto de ter um chão frio pode ser bastante incômodo. Sobretudo se é daqueles que gosta de andar descalço pela casa. Nesse sentido, há materiais quentes como os de madeira natural, os pisos laminados ou vinílicos entre outros que fomentam o aquecimento. Assim como materiais frios que são muito bonitos mas transmitem uma sensação de frio como o mármore, o microcemento ou as telhas. Valorize esta opção se o conforto da temperatura do piso de sua casa é um fator importante para si.
Sistemas de climatização mal posicionados
É muito comum nas lojas: enquanto uns morrem de calor outros estão congelados de frio. E isso deve-se principalmente ao ar-condicionado que está disposto de certa maneira que não reparte o frio em todas as zonas igualmente. Isso também se passa nas casas, sobretudo se os sistemas de aquecimento não são proporcionais ao tamanho da casa ou estão posicionados em locais que não chegam a todo o lado.
Pouca qualidade do ar
Numerosos estudos científicos avalados pela Organização Mundial de Saúde advertem para o facto do ar do interior das casas ou espaços fechados de trabalho podem ser mais tóxicos para o ser humano que o ar exterior. Isso deve-se à contaminação produzida pelos compostos voláteis que contêm produtos ou objectos como: o pó, as substâncias que são liberadas pelos materiais de construção como vernizes ou pinturas, aerosóis, pesticidas domésticos, fornos, estufas, etc.
É um tema muito subtil mas de grande impacto e pode ser um dos factores que fazem com que a sua casa seja incômoda. Ventile-a adequadamente ou aposte num purificador de ar.
O isolamento e a influência da pressão atmosférica
Mesmo quando não está em casa o seu interior tem uma grande variedade de actividades físicas que não se podem ver. A sua casa é um ecossistema vivo onde há um constante movimento de ar influenciado pela pressão atmosférica e o clima do lugar. O grau de isolamento que a sua casa está afeta pressões e a forma como o ar se move ao redor da casa determinando se é uma casa mais ou menos saudável.
Esta pressão pode ser controlada através da ventilação manual ou condutas de ventilação que se criam no design da casa. O importante é rever o isolamento da sua casa.
- Etiquetas descritivas:
- remodelação, decoração interiores
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário
2 Respostas sobre as fotografias