A instalação de painéis solares para o aquecimento de água nas nossas casas é cada vez mais comum, até porque nos permite ter água quente sem ser necessário despender energia da rede para o conseguir. Mas será que sabe qual é o melhor tipo de painel solar para este fim? Neste artigo, tiramos-lhe as suas dúvidas.
Neste artigo
- Como funcionam os painéis solares no aquecimento das águas?
- Quais são os tipos de painéis solares que existem no mercado para este fim?
- O que deve ter em conta ao escolher um painel solar para esse efeito?
- Vale a pena investir em painéis solares para o aquecimento de águas sanitárias?
Como funcionam os painéis solares no aquecimento das águas?
Estes painéis funcionam através de um sistema bastante simples, com módulos concebidos para absorver o calor da radiação solar. O fluido de transferência de calor é aquecido pela exposição ao sol, circulando através dos tubos que compõem o circuito primário, e aquecendo a água que se encontra no tanque de armazenamento. Dessa forma, tem sempre água quente disponível para utilização, tanto de dia como de noite. Os painéis contam também com um sistema hidráulico e de regulação.
Quais são os tipos de painéis solares que existem no mercado para este fim?
São diversos os modelos que existem no mercado para efeitos de aquecimento de águas sanitárias, com cada sistema a ter as suas diferenças. Deixamos-lhe os mais comuns:
-
Tubos a vácuo - é uma das opções mais caras, mas é também mais eficiente, especialmente se viver num sítio com pouca luz solar. Compõe.se de tubos e absorvedores, que vão selar a passagem da água de modo a conservar o calor.
-
Coletor sem cobertura - não é um dos sistemas mais eficientes, já que o absorvedor +e de plástico. É um dos modelos mais usados para o aquecimento de piscinas.
-
Coletor solar plano - é o mais indicado para a maioria dos casos, destacando-se pelo seu absorvedor feito de um material isolante térmico, que ajuda a manter a água quente.
O que deve ter em conta ao escolher um painel solar para esse efeito?
Existem diversas particularidades a ter em conta no que toca a escolher o melhor painel solar para a nossa casa. Tendo em conta que precisará de uma média de quatro a oito painéis para aquecer água sanitária, deixamos-lhe algumas caraterísticas que deve considerar:
-
O volume – o tamanho da instalação deve ser adequado ao número de pessoas que vivem na casa, até porque, quanto maior for o tanque, maior será a água quente armazenada. Para uma casa com duas pessoas, recomenda-se um tanque com cerca de 150 litros.
-
A melhor localização - os seus painéis solares devem ser colocados virados para sul e com uma inclinação de 45 graus. Também não deve colocar os painéis num local com bastante sombra.
-
A necessidade de energia auxiliar – pode ser aconselhável adicionar um dispositivo que forneça energia auxiliar aos seus painéis, para que a água não está tão quente como necessita.
Vale a pena investir em painéis solares para o aquecimento de águas sanitárias?
A instalação de painéis solares para aquecimento de águas vai-lhe permitir poupar no consumo de energia, podendo gastar até 60% menos graças a esta tecnologia. Portanto, o investimento neste tipo de solução pode revelar-se uma excelente opção para a sua casa.